terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Era teu nome Barnabé!

"E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.

E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. "
                                                                                                                 At 13: 25 e 26


E partiu Barnabé para Tarso! Barnabé sabia a cidade onde estava Saulo, também chamado Paulo. Naquele tempo Paulo fora mandado de volta para sua cidade natal após um encontro tremendo com Deus e uma conversão genuína. Paulo estava salvo, cria que Jesus era o Senhor e pregava ousadamente nas sinagogas. Os discípulos temeram e o enviaram de volta pra “casa” . Mas Barnabé viu que Paulo não precisava ser escondido e sim treinado.


Primeiro Barnabé foi achar Paulo. A missão daqueles mais experientes na vida com Deus após alguém entregar sua vida a Jesus é achá-lo e tira-lo de seu lugar de conforto. Tarso era a cidade onde Paulo foi criado, ali ele podia ser o mesmo que sempre foi ninguém iria perturbá-lo por isso, não seria perseguido nem maltratado, estavam acostumados com aquele homem. Por sua vez Paulo não conhecia ainda o que era ser um verdadeiro cristão, era um neófito e talvez uma “presa fácil” para o desanimo e a duvida de sua nova fé. Barnabé Foi buscar Paulo.

Levou-o para Antioquia. A igreja ali estava vivendo um verdadeiro avivamento. Muitos estavam crendo e se convertendo. A mão de Deus era com aquele povo e se via a graça de Deus. Este foi o lugar que Paulo foi levado. Tirado do meio do seu passado e levado para um lugar onde existia a verdadeira presença do Senhor. Quando alguém se converter leve-o para um lugar de avivamento. Uma Igreja formada por pessoas sábias como em Antioquia. Essa igreja pode se reunir em sua casa, por exemplo, mas ande junto com o recém convertido e em meio as alegrias de ver a graça de Deus. É ali aonde vai se formar um grande servo do Senhor que será chamado cristão.

Por todo um ano ensinaram. Compartilhe o que Deus tem te dado com o recém convertido e com os outros que se juntarem. Barnabé discipulou Paulo naquele ano. Andaram juntos, aprenderam um com o outro, mas Barnabé ia sempre à frente. Receberam uma missão do Espírito Santo, uma primeira missão, que ao se cumprir agregou agora Marcos na vida de Barnabé. Quando aquele que se converteu e andou com você por um tempo estiver já maduro em sua fé, a ponto de receber uma tarefa de Deus, traga outros para andar contigo. E trabalhe com ele também, da mesma forma que fez antes.

Em todo esse processo Barnabé e Paulo foram enviados em fim para iniciar o ministério de Paulo. Quando Barnabé percebeu que seu discípulo já estava maduro, deixou-o partir e voltou para treinar Marcos. Discipulando Paulo Barnabé viu que seu chamado era treinar servos de Deus. Paulo viu o que seu chamado era pregar aos gentios. Muito tempo depois vemos Paulo pedir Marcos pela sua utilidade no ministério. Deus usara novamente Barnabé para praparar um grande homem de Deus. Ensinar o que aprendemos, compartilhar, cuidar de um novo convertido e mostrar para ele o caminho que deve seguir não só faz com que cumpramos a ordem de fazer discípulos mas também nos da o entendimento de qual o nosso chamado.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.