quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Para o alto e avante!

O super herói mais famoso da história usava a frase tema de hoje para seguir em frente após uma vitória, ou para ir socorrer alguém. Para o alto porque ele ia voando, e avante porque jamais o super-homem ia pra trás. Eu gostava do homem de aço e sempre achei legal a frase dele, que foi de uma época específica e não exatamente da personagem original. Quando ele fala a frase e com sua pose de galã da década de 70 saia voando todos os super-amigos iam junto com ele vibrando e com a certeza de que iriam vencer o inimigo por mais difícil que fosse a batalha. 


Todos precisamos de um super amigo que seja como o super-homem. Não que alguém forte e poderoso, mas que na grande dificuldade, quando tudo parece não ir bem, quando se levantam obstáculo aparentemente intransponíveis ele olha nos olhos e fala:"Para o alto e avante". Não por acaso me lembrei de um dos heróis da Bíblia, homem cheio de fé e que carregava em seu nome a palavra motivadora em si. Avante ou se preferirem, Calebe. O grande amigo de Josué, pra mim é quase impossível falar o nome de um só, foi com ele e mais outros dez espias ver a terra prometida e posso perceber aqui dois tipos de pessoas que nos cercam. Os dez espias e Calebe.


Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos. Nm 13:33


O primeiro grupo de pessoas são a maioria, poderia dizer aqui que dez em cada doze pessoas ao nosso redor é assim, eu seu que é forçar um pouco a estatística mas olhe ao seu redor e vai perceber que é mais fácil achar pessoas que nos desanimam a seguir com um sonho que ter pessoas nos apoiando. Usam uma cara de prudência para nos dar uma palavra de desanimo. Quando Deus tem um plano para nós é só contar pra alguém que vai descobrir quantos podem falar que vai dar errado e quantos vão estar ai seu lado. José compartilhou o sonho e seus irmãos o venderam como escravo. Os espias foram olhar a terra e jogaram uma ducha de água fria no povo de Deus. Em nenhum momento na fala deles percebe-se que eles confiavam em Deus, ai contrário, temeram os filhod de Enoque, só porque eram grandinhos. 


Essas pessoas sem confiança em Deus são persuasivas, e usam de argumentos racionais para nos fazer desistir do que é a promessa de Deus e do melhor que Ele tem pra nós. Você pode até pensar que não, mas esses são amigos que não valem a pena. Alguém que me joga pra baixo diante da promessa de Deus não é exatamente a pessoa que quero ao meu lado. Os dez espias fizeram o povo vagar 40 anos no deserto. Uma geração se perdeu antes que o povo entrasse na terra que mana leite e mel. Consegue perceber o estrago que algumas pessoas podem fazer ao nos desanimar. 


Que os homens, que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó! porquanto não perseveraram em seguir-me;Nm 32:11


E o outro tipo de pessoa é como Calebe. Uma pessoa que é pra frente, avante.


Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Nm 13:30


Esse é o tipo de cara que quero ao meu lado. Alguém que mediante qualquer obstáculo olha pra frente, cre na palavra de Deus e fala: - Vamos porque Deus é quem vai conosco. Pessoas que nos motivam, incentivam e acreditam que é Deus quem esta no controle. Será que faz diferença andar com pessoas assim?


Exceto Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, e Josué, filho de Num, porquanto perseveraram em seguir ao SENHOR. Nm 32:12


Josué, amigo de Calebe sem falar nada, herdou junto com ele a promessa, pois ao andar com um amigo que era avante, ele também seguiu em direção a promessa de Deus. E herdou a terra prometida.


Coloque aos seu lado pessoas como Calebe, que perseveram em seguir ao Senhor. E não como os dez espias que fazem o coração desanimar.

Nenhum comentário: