segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vai valer a pena!

"Sempre agradecemos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês," Cl 1:3

Paulo está escrevendo para a igreja que se reunia em Colossos, igreja fundada por Epafras um discípulo de Paulo, e mesmo sem conhecer os irmãos pessoalmente inicia a carta contanto que agradecia a Deus pela vida dos irmãos. Lendo está carta para as aulas do seminário esse versículo me chamou a atenção, assim como todo o texto; Fiquei pensando se um dia eu receber uma carta, e-mail no nosso contexto atual, de alguém que nem me conhece vai vir escrito que ele agradece a Deus quando ora por mim? Será que tenho vivido de forma a valer a pena e alguém se lembrar de agradecer? Fiquei um tempo pensando nisso. Viver a vida de forma a pelo menos uma pessoa poder falar que agradece a Deus por eu estar aqui, na terra do viventes, é um desafio, e espero cumprir essa missão na vida de pelo menos uma pessoa e nem precisa ser um apóstolo Paulo, se tiver feito a diferença na vida de uma pessoa somente creio que já valeu a pena ter vivido.

 Mas por que Paulo agradece pela vida dos irmãos colossenses?

"pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos,"Cl 1:4

Em primeiro lugar, por causa da fé dos irmãos em Jesus. Isso mesmo, o primeiro passo para que a minha vida possa ser motivo de alegria para alguém é crer em Jesus. Acreditar na obra da cruz, fazer o que Ele nos mandou fazer sem duvidar em nenhum momento que Cristo é o único Senhor da minha vida. E como conseqüência da fé Nele, o amor incondicional por todos os santos. Amar é a marca registrada de quem leva o Espírito Santo. João nos ensina que quem não ama não conhece a Deus. O segundo passo em direção a ter uma vida digna de ser lembrada é amar o próximo de forma incondicional. E continua:

"por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho que chegou até vocês" Vs 5 e 6a

O terceiro passo na caminhada de uma vida digna é enxergar este mundo como bijuteria. Paulo agradecia pela vida da igreja dos Colossenses porque eles tinham esperança no tesouro que estava reservado para eles, e está guardado para todos os que crêem, no céus. Esse vida não tem valor para os que esperam a vinda de Jesus. Entender que nada que Deus nos der, é maior que o que já foi feito na cruz. Se puder ser rico, ter bons carros, casa, fazer viagens e comer do melhor desta Terra. Quando eu morrer eu vou pra junto de Cristo. Se eu for pobre, miserável, andar de onibus e morar em favelas, quando eu morrer eu vou para junto de Cristo. Nada do que conquistarmos neste mundo vale mais do que foi nos dado gratuitamente na morte e na ressurreição de Jesus. Para marcar a minha vida de forma a alguém agradecer por ela, eu preciso viver pelas coisas de Deus e não dos homens. E encontro essas coisas na palavra da verdade, o evangelho. 

"Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade." Vs 6

E por último, frutificando o evangelho onde eu estiver. Entre os colossenses a palavra da graça de Deus com toda a sua verdade ia crescendo e gerando frutos. Para que a vida realmente valha a pena é preciso anunciar a palavra da verdade, e fazer com que ela caia em terra boa e frutifique. Na parábola do semeador, várias sementes não cairam onde deveriam, mas o semeador continuou a lançar as sementes. Continuar a falar do amor de Cristo. Viver como Ele viveu, andar como ele andou de forma a gerar transformações na vida dos necessitados. Gerar nas pessoas o caráter de Cristo através da pregação da palavra, não apenas falando, mas como testemunha viva do amor de Jesus. Então, um dia alguém dirá: "Dou graças a Deus pela sua vida".

Faça a vida valer a pena de modo a pelo menos uma pessoa dar graças por você existir.


Nenhum comentário: