quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Provação, será que eu consigo?

Tuberculoso e orfão, passau por perdas de entes querido por toda sua curta vida e por ser demasiadamente espiritual para os padrões da universidade de Yale foi expulso dela.Este é David Brainerd que apesar das dificuldades foi um missionário do século XVIII que em poucos anos de vida e menos ainda de convertido marcou sua geração e todas as outras gerações de missionários no mundo. Brainerd relata dores tão insuportávei no peito que clamava a Deus para que o levasse para a Glória. Tantas foram as vezes tossiu e vomitou sangue sempre com febres terriveis que poderia ter uma vida acamada sem que ninguém o acusasse de nada, mas ele optou por servir a Deus sabendo que o sofrimento de Cristo fora maior que o seu. Evangelizou os índios do oeste estadunidense chegando a  ver a converção de tribos inteiras. da primeira vez que viu sangue sainda no lugar de muco em um tosse até a morte forma 7 anos, todos dedicados a servir ao Senhor e os últimos quatro anos de sua vida em meio as florestas falando do amor de Deus aos índios.

Ao conhecer testemunhos como o de David Brainerd eu sempre me pergunto se supertaria tamnha dor e sofrimento e ainda sim sairia pelo mundo falando do amor de Deus. Quando analasio pelos olhos da minha fém talvez eu suportaria, mas quando olho para mim mesmo acredito que não iria aguentar. Então de onde vem a força desses homens de Deus que passam por tantas lutas? lutas essas que eu não conheço a não ser de ouvir falar.

A resposta em um único versículo vem da primeira carta de Paulo aos Corintios.

Não sobreveio a vocês provação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam provados além do que podem suportar. Mas, quando forem provados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

1 Coríntios 10:13
 
A provação, ou tentação, pelas quais passamos nunca serão maiores do que o pode do Deus Vivo em nos fazer suportá-las. Passar por várias tribulações faz parte da vida cristã uma vez que o prórpio Jesus falou que teríamos  provações enquanto estivéssimos neste mundo. Como diria Jonh Piper, " Você irá sofrer ". Mas para cada teste que passamos vem a certeza de estarmos cada vez mais perto do amor de Jesus, que se viu aperfeiçoado por causa do sofrimento, e também nós nos veremos assim cada vez que resistirmos.
 
Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,

pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.

Tiago 1:2-3
 
Que grande alegria deve ser considerado o passar por provações. pois a prova da fé produz perseverança que faz sábios e ínteiros diante de Deus.
 
Será que eu suportaria as´provações que aqueles homens passaram que vários ainda passam hoje pelo mundo? Não sei, honestamente não sei, mas tenho certeza que se eu passar por aquelas provações ou outras, Deus me dará o escape e eu sairei de cada uma delas mais perto de Deus.

Nenhum comentário: