quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Descansar!!!

No sétimo dia descansou….
Essa é a instituição do sábado do Senhor, após concluir sua grande obra, em seis dias, no ultimo dia da primeira semana desta terra Ele descansou. Estive sete dias no lugar mais bonito que jamais conheci, uma linda praia na cidade de Punta Cana, na Republica Dominica. Foram momentos de muita paz e tranqüilidade onde eu e minha esposa podemos apreciar felizes as obras da mão de Deus. Um sonho! Os céus contemplam a gloria do Senhor e em toda a sua criação Ele se revela a nós. Água azul e transparente, areia branca e bem fofinha, árvores verdes e um vento vindo do mar acalmando o sol escaldante.
Um verdadeiro paraíso no caribe, e pessoas do mundo inteiro estavam ali, canadenses, estadunidenses, europeus em geral, mexicanos, bolivianos e de outros paises da América do sul. Claro os brasileiros estavam lá, mas eram realmente muito poucos. Todos se comunicando de forma precária em Espanhol ou Inglês com sotaques dos mais variados. Toda aquela gente em lugar feito pelas mãos de Deus com todo o carinho e zelo que só alguém que ama de mais sua criação poderia ter feito. Que lugar maravilhoso, particularmente nunca vi lugar mais bonito.
Dentre belezas naturais, como corais, peixes voadores ( eu vi e tem testemunha, mais de uma) piscinas naturais no meio do caribe, e uma variedade de culturas enorme algumas coisas me chamaram muito a atenção: As bebidas e os casais! Então a pergunta é por quê? Tiveram outras coisas que poderei comentar em outros momentos, mas essas especificas me fizeram pensar o quanto o mundo precisa urgente de Jesus.
Nunca vi tanto álcool na minha vida, nenhuma bebida que se encontrava no hotel era sem álcool, excetuando o café da manha, todas as outras bebidas servidas nos bares e restaurantes eram alcoólicas. O refrigerante nem era guardado em uma geladeira porque o objetivo era para que ele fosse misturado com wisky ou outra coisa qualquer. Os sucos eram servidos com groselha e álcool, Para toma-lo puro era necessário pedir, o barman achava ruim, quase uma ofensa. Quanta bebida, ainda cedo as pessoas já estavam bebendo, a cultura local oferece o que tem de mais tradicional, mamajuana, uma bebida com run e ervas locais que a faz ficar mais fortes, todos compram e bebem o dia inteiro.

“Não vos embriagueis com o vinho!”

E os casais, bem ai eu fiquei muito triste, quando eram casais mais velhos, que já tinham certo tempo de casados, nunca conversavam entre si. Cheguei a passar uma tarde ao lado de um desses casais onde ele dormiu e leu enquanto ela resolveu um empolgante jogo de palavras cruzadas. No jantar não existia uma troca de carinho, palavra, elogio ou até mesmo uma ofensa, nada os fazia conversar. Já os casais mais jovens que falavam alegremente com a pessoa amada não eram casados. Não vi sequer uma aliança em nenhum casal jovem de outras partes diversas do mundo, pensei que era porque o anel ta fora de moda por lá até que um funcionário do hotel se ofereceu para tirar uma foto minha e da minha “nobia”, quando lhe contei que era na verdade minha esposa ele focou deslumbrado e nos olhou como se fosse a cena mais rara que vira nos últimos tempos, me contou que a maioria dos casais novos eram apenas namorados.

“Não vos conformeis com as coisas deste século.”

O aconteceu com o casamento? Ninguém mais quer casar e constituir família? E temos que aceitar este comportamento como normal? Onde estão as igrejas destes países? O que aconteceu com as nações que primeiro nos trouxe o evangelho? Por que a alegria esta necessariamente associada a bebida?

Quando eu olho paras as coisas que Deus criou meu coração se enche de alegria e paz, pois tudo é perfeito. Mas a obra prima do criador esta perdida em bebidas e prostituição. E então o meu coração é tomado por tristeza e perturbação. Como ouvirão essas pessoas sobre a verdade do evangelho se ninguém for até elas para pregar? O coração de Deus não se alegra com a iniqüidade, e Ele quer nos dar um coração como o Dele.
Se eu fiquei feliz com a viagem? Foi a melhor viagem da minha vida! Mas ainda sim, fico triste em ver o mundo perdido nos seus próprios vícios e delitos. Mas eu sei que Deus é misericordioso para usar até mesmo a mim e a você para alcançar os perdidos.

Nenhum comentário: