segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Mito da caverna

No mito da caverna de Platão, ele nos fala sobre como seria um povo vivendo em uma caverna e conhecendo u mundo pelas sombras daquilo que acontece de fora. Para aquelas pessoas o universo estaria resumido em sombras apenas. Até que alguém resolve se virar e sair. Então ela volta para contar às belezas que foram vistas por ele, alguns acreditam e vão olhar também, mas outros simplesmente se recusar a acreditar. Este mito por mais simples que possa parecer leva filósofos a conversar sobre ele por milhares de anos. Não vou entrar exatamente no ramo da filosofia propriamente dito, mas posso me arriscar aqui com algumas observações.
Penso que nós somos como os homens dentro da caverna, que olham o mundo através da sobra do que ele realmente é. Porque simplesmente queremos fazer desta forma. Quando Deus manda as cartas às sete igrejas ele sempre termina com uma colocação interessante. “Quem tem ouvido para ouvir, ouça”. Deus esta abrindo os olhos daquelas pessoas, mas elas não necessariamente vão ouvir. Ele esta falando conosco a anos mas simplesmente não queremos acreditar, queremos viver em um mundo de sombras.
Deus fez sete mil promessas e escreveu todas em um livro que muitas vezes não lemos por pura preguiça. Falou-nos sobre vários dons que ele quer nos dar, vide 1º conrintios 12, por exemplo, e nos recusamos a pedi-los. Muitas vezes nem cremos que são podem acontecer todos aqueles sinais e maravilhas, quando o próprio Cristo no falou que faríamos coisas maiores que Ele fez. Eu ainda transformo água em vinho e ressuscito um morto. Ele nos explicou direitinho que deveríamos sempre perdoar para sermos perdoados. Deu-nos uma ordem clara e missão especifica: Pregai o evangelho! Dentre outras, mas porque não ou fazemos tudo isso? Porque estamos no mundo das sombras na parede de uma caverna e nos recusamos a virar e olhar.
Quando Deus estava instruindo Josué em como seria sem Moisés e o que ele deveria a fazer, alem de forte e corajoso ele deveria meditar no livro da lei de dia e de noite e nunca parar de falar sobre o ele. É o que devemos fazer com a Bíblia. Paulo recomenda em dos seu textos mais famosos a não nos conformamos com este século mas primeiro, veja bem, antes da não nos conformamos devemos transformar e renovar a nossa maneira de pensar. Mede sua maneira de ver as coisas, saia do mundo que diz que é assim mesmo. Daniel e seus amigos decidiram não se misturar com uma cultura diferente da sua. Paulo fala sobre as coisas de Deus como loucuras aos sábios deste mundo. Jesus fez o que era considerado absurdo para o seu povo, a ponto de todos querem sua morte. Sair dos padrões deste século é na minha modesta opinião, o grande desafio de um cristão. Como no mito da caverna muitos serão convidados a conhecer estas boas novas que Deus nos trás através de alguém que se virou, mas poucos vão querer ver o que está lá. Te convido hoje a mudar a sua forma de encarar o evangelho, renovar a sua forma de pensar, sai do lugar de acomodação e conformismo e vir para a BOA, PERFEITA E AGRADAVEL VONTADE DE DEUS.

Nenhum comentário: