terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Perdão não é sentimento!

Perdão não é sentimento! Sim, é duro pensar que para perdoarmos não podemos esperar sentir uma vontade de fazê-lo, mas antes de qualquer coisa, precisamos liberar o perdão. Alguém que nos ofendeu, maltratou ou fez qualquer coisa que fere os nossos sentimentos o ato de perdoar deve acontecer o mais rápido possível. É uma tarefa complicada, mas como cristão tem que ser levada muito a sério.
Quando Jesus esta nos ensinando a orar Ele nos mostra o poder e a importância do perdão: Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos aqueles que nos tem ofendido. O maior dos milagres consiste na salvação que nos é dada gratuitamente pelo sacrifício de Jesus na cruz, perdoando-nos dos nossos pecados. Ou seja, para termos vida eterna Deus precisa nos perdoar, e para alcançar o perdão dos nossos pecados devemos exercer perdão. Não é fácil, mas em sua parábola do homem que devia ao rei uma enorme quantidade de dinheiro podemos encontrar a proporção do perdão que nós ganhamos na cruz. Aquele homem devia o equivalente hoje, dada a cotação atual do grama do ouro, aproximadamente 45 bilhões de dólares, não creio que ele conseguiria pagar. E foi perdoado de tamanha divida, assim são os nossos delitos diante de Deus, uma divida impagável. Como diz a musica ”Eu nunca saberei o preço dos meus pecados lá cruz”. E logo em seguida, aquele homem não perdoou o equivalente a 4 mil dólares, o que é isso diante de 45 bi?
Perdoar é um principio Bíblico importantíssimo, quando guardamos rancor, mágoa, ódio de alguém, estamos quebrando um dos princípios da salvação. É estatisticamente comprovado que a maioria das pessoas que desenvolveram algum tipo de câncer são pessoas que guardam as ofensas por longo tempo, ou seja, não perdoam. Passam uma vida inteira sustentando um sentimento que mata, o rancor é como tomar um copo de veneno esperando que o outro seja envenenado. Foram várias às vezes em que Jesus nos deu à medida que seremos perdoados, essa medida é a mesma com a qual perdoamos.
Quando Pedro pergunta quantas vezes se deve perdoar a resposta de Jesus é fantástica, porque é impossível contar 70 vezes uma magoa de alguém, imagine isso multiplicado por mais 7, é com certeza um numero grande de vezes em que devemos liberar perdão, grande ao ponto de não conseguimos arquivar.
A expressão liberar perdão, muita usada no dialeto cristão, o evangeliquês, é interessante porque nos diz exatamente o que é perdoar, permitir com que a pessoa que nos devia algo possa viver livremente, sem nenhum tipo de sentimento contrario de nossa parte. É como quando falamos para alguém que nos devia dinheiro que aquela conta não precisa ser acertada, a pessoa poderá continuar em frente sem jamais voltar a se preocupar com aquele dinheiro.
Exercer o perdão é algo como andar de bicicleta, uma vez aprendido, nunca mais se esquece, e quanto mais se pratica, melhor fica. E permitimos então que os nossos pecados sejam perdoados todas as vezes que pecarmos, e as bênçãos de Deus vem sobre nós, afinal, o pecado nos afasta de Deus e quando somos perdoados voltamos para junto do Pai e de suas bênçãos sem medidas. Quanto de nossa vida está presa aguardando apenas que possamos liberar as pessoas que nos magoaram para viverem as suas vidas e vivermos as nossas de forma mais feliz e saudável, com muito mais de Deus pra nós?

Nenhum comentário: