quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A mensagem da cruz

A cruz é momento alto de toda a história da humanidade. Nenhum outro ponto da existência existe algo tão sobrenatural quanto aquele momento sublime da crucificação de Cristo. Outros deuses, de outras religiões conhecidas no mundo, não foram capazes de se entregar pelos seus adoradores. Mas Jesus o fez, sendo nós ainda pecadores.
São tantos os vídeos e relatos sobre a cruz que muitas vezes a mensagem que ela nós traz fica banalizada. Como quando Mel Gibison lançou seu filme ‘A paixão de Cristo’ e foi chamado de sensacionalista por causa das imagens fortes. Cristo foi espancado, chicoteado, humilhado, escarnecido e pendurado em uma cruz tosca de madeira. O que os críticos de cinema queriam? A visão de Jesus com um pouquinho de sangue escorrendo na cabeça por causa dos espinhos e um paninho branco tampando suas partes íntimas, com uma carinha solene, quase sem dor, não são reais. Aquele foi o momento de maior dor que um homem poderia passar.
Cada chicote romano tinha três pontas de osso e cada ponta tinha quatro bolas de metal, logo uma única chicotada fazia quatro cortes e doze hematomas. A coroa de espinhos era feita com espinhos de sete centímetros, uma vez colocada, não tinha mais como tirar. O rosto de Jesus ficou tão deformado que nem os discípulos o reconheceram em certo momento. Não tem como romanizar esta cena.
Quando penso na cruz, fico imagino se alguém teria coragem de sofrer tanto por amor, Jesus sofreu. Após o açoite Ele estava tão fraco que não conseguiu carregar o tronco de madeira sozinho, e Ele era um carpinteiro que já tinha carregado muita madeira na vida. Tudo isso aconteceu sem que se ouvisse um único grito de dor, pois o cordeiro não reclama quando esta sendo.
O que mais forte da cruz, por incrível que parece, não é o sofrimento físico ou mental que Jesus sofreu, pois veio ao mundo para passar por esse momento. Durante todos os seus trinta e três anos de vida Ele sabia que esse momento chegaria, com certeza estava preparado. Mas então por que orou pedindo para o Pai passasse adiante aquele cálice? No getsemani, quando transpirava sangue, Ele pediu para ser poupado de um momento específico que estava por vir.
O que aconteceu de tão diferente na cruz não foi o sofrimento físico, embora terrível, Jesus estava pronto para aquilo, não foi a humilhação porque era para se humilhar em nosso lugar que Ele veio. Tem uma fala de Jesus que nos explica por que a cruz é um momento singular na eternidade.

“Eli, Eli, lamá sabactani”

Deus meu, por que me abandonaste? Foi o momento de desespero de Jesus na cruz, estava naquele momento separado do pai, em nem uma outra coisa que foi dita por Ele naquele momento revela sua angustia. Para Jesus aquele foi o pior momento desde a eternidade, pois estava afastado do Pai.
Estavam juntos desde o principio, os dois, o Pai e o Filho, eram um de eternidade a eternidade, mas naquele instante o pecado que estava sobre Cristo o afastou de Deus. O que era realmente muito pior que qualquer chicotada ou os pregos nas mãos e nos pés, até mesmo a coroa de espinhos não foi pior que estar afastado de Deus.
Com certeza a mensagem carregada pela cruz é de entrega total do filho amado de Deus por nós. Ele não poupou sua própria vida mas se entregou por nos amar demais. Agüentou tudo que uma pessoas provavelmente não poderia suportar e se fez maldição por culpa das nossa iniqüidades. Jesus se separou do Pai em um único momento da sua existência para que eu e você pudéssemos estar juntos a Ele novamente. Ele preferiu passar por essa terrível dor, a dor de não sentir a presença de Deus para que tenhamos a vida eterna. Sim, eu amo a mensagem da cruz! E por causa disso eu abro mão da minha própria vida, para que Ele viva em mim eternamente.

Nenhum comentário: