quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Vontade!!!

Como entender a vontade de Deus?
Uma pergunta que nos fazemos durante toda nossa vida. Entender a vontade do Pai para nossas vidas é um desafio, dificilmente acertamos de primeira o que Ele tem para nós. Porque será que não conseguimos captar a mensagem do céu nos mostrando exatamente o que Deus realmente quer para nós. Abrão teve uma grande promessa, Noé foi designado para uma tarefa importante, salvar a criação de Deus, Davi foi ungido rei entre outros grandes homens que marcaram a humanidade.
O que eles tiveram em comum? O autor de Hebreus identificou, estão na galeria dos heróis da fé no capitulo onze da epístola. Deus tem algumas vontades para os seus filhos que estão bem explicadinhas, como exemplo o famoso ‘Ide’, tem também o mandamento novo, para amarmos uns aos outros. Esses são alguns poucos exemplos da vontade de Deus para a igreja como um todo. Mas e a vontade especifica para minha vida. Qual o meu chamado, será que Deus tem um ministério para mim?
Não sei como nem quando Deus vai fazer se cumprir o propósito dele em minha vida, ou na de qualquer outra pessoa, sei que para que as coisas aconteçam precisamos entender como nos comportar diante da ação do Pai.
Maria foi com certeza uma grande mulher, Deus não colocaria o menino Jesus nas mãos de qualquer pessoa. Mas o que ela fez de diferente das outras de sua época. Com certeza muitas meninas virgens e puras estavam prometidas para homens de Deus, religiosas, de boa família, talvez de uma descendência davídica também. Mas Deus sabia de algo diferente no coração de Maria.
Não consigo imaginar alguém prestes a casar fazendo a seguinte oração:
“Deus, antes de casar eu gostaria de receber uma visita do Espírito Santo, e então me tornar ainda virgem a mãe aqui na terra do teu filho!”
Ninguém faria esse pedido, até porque não se entendia direito como viria o messias, em principio, seria pelas vias normais de fecundação. Mas apareceu um anjo para aquela mulher e explicou a vontade de Deus. Uma das passagens mais bonitas da Bíblia, quando Maria é saudada como agraciada e bendita do Senhor, e que de seu ventre viria um menino bendito.
Imagino o conflito no coração dela, não tinha conhecido seu marido ainda, o que os outros diriam de uma mulher grávida sem casar? Seria apedrejada com certeza. Um filho estava por vir, Deus falou com José para que tudo acontecesse tranquilamente, mas ainda sim não consigo pensar em alguém orando e clamando a Deus para gerar um filho ainda sem conhecer um cônjuge, e que isso aconteça de forma sobrenatural. Maria naquele momento não abriu mão apenas do seu casamento, pois ainda não sabia que seu noivo aceitaria, ela abriu mão das suas próprias vontades.
“Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim a tua palavra”
Lc 1:38ª
Um servo faz o que manda o seu senhor, Maria não pensou nos seus sonhos, nas suas vontades e desejos, mas preferiu que a vontade do Pai se cumprisse nela.
Ainda não sei entender a vontade de Deus, mas sei que para isso eu preciso abrir mão das minhas. Quando Maria abriu sua boca, aceitando a vontade do Pai, ela sabia apenas que iria engravidar, mal sabia que aquele menino iria morrer da forma que morreu. Não ficou procurando os seus sonhos após o inicio do ministério de Jesus, mas o segui como discípula, enfim, Maria rasgou os seus sonhos e desejos para andar nos caminhos do Senhor e então, conhecer a vontade de Deus se cumprindo na vida dela.
Para conhecer a vontade do pai, é melhor abrir mão das suas próprias vontades. Esquecer os seus sonhos e projetos para o futuro, aguardando a resposta certa da boca de Deus. Não tenha vontades, tenha servidão para com a vontade de Deus.

Um comentário:

Marta Borges disse...

Filho querido,
Que Deus te abençõe!!!!
Te amo!
Beijos sua mãe