segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Xadrez...

Bem comparei quase todas as peças de um jogo de xadrez, faltam as três mais importantes do jogo, as torres, a dama e o rei. Vou seguir com as torres.

Peças de longo alcance, quando bem posicionada protege sozinha um tabuleiro inteiro, pois ela pode andas nas linhas verticais e horizontais. Geralmente aparecem com mais força no final do jogo ao contrario dos bispos e dos cavalos que já no iniciam começam a andar pelo tabuleiro. Posso colocar aqui como as boas obras citadas no livro de Tiago, que são uma conseqüência natural da fé. Aquilo que fazemos para honra e glória do nome de Jesus é determinante em nossas vidas, decide os nossos passos em como agir, para onde ir. As torres são as únicas peças do jogo que podem sozinhas vence-lo, todas as outras precisam de algum outro para completar a jogada decisiva, mas as torres não, por si só são capazes de definir uma partida. O que fazemos para a honra e para glória de Deus, pensando no reino e no próximo, indo pelo mundo e pregando o evangelho é a área de maior importância até aqui. Se formos realmente comprometidos com a obra em todo o restante seremos vencedores também.

Posso incluir neste ponto a nossa família, aquilo que Deus nos deu para melhor entendermos o seu amor, para nos relacionarmos, pois não é bom estarmos só. Enfim, se tem algo realmente poderoso em nossas vidas, capaz de mudar o caminho pelo qual andamos é a nossa família.

A dama, a peça mais poderosa do jogo, soma a força dos bispos e das torres, provavelmente será com ela que conseguiremos ganhar o jogo. Com certeza a dama nos arremete a fé. A fé é o que faz todo o restante funcionar, sem ela podemos fazer um monte de coisa, mas com pouco ou nenhum poder. Ficar sem fé é catastrófico, nada do que for feito terá valor. Assim como perder a dama muito provavelmente significa que o nosso jogo estará perdido. Nunca menospreze o poder da fé, ela move montanhas.

E por fim o rei, move-se apenas uma casinha de cada vez, mas é a peça mais importante do jogo, sem ela, eu perdi. Nossa vida é assim sem Deus, derrotada. Todo o tabuleiro de xadrez é organizado e jogado em função do rei, nada é movido, articulada pensado sem primeiro vermos onde está Deus e para onde podemos ir de modo a manter Deus no lugar mais importante das nossas vidas, sem Ele, não tem jogo da vida.

Claro que cada comparação feita neste texto tem suas devidas proporções, e não esta pensando em pormenores, mas com certeza é uma analogia que nos ajuda a priorizar em nossas vidas as coisas certas. Cada um de nós tem um contexto específico e diferenciado, mas as áreas das nossas vidas são as mesmas e é importante saber que a forma que encaramos cada passo hoje, vai definir que nós seremos amanhã. Não ignore aquilo que temos de mais precioso e importante em nossas vidas: Deus, fé e o evangelho de Cristo. O nosso passado, o nosso emprego e os amigos vêm completar o quadro de importância das nossas vidas, as outras coisas são menores.

Busque então em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrecentadas.

Nenhum comentário: