quarta-feira, 16 de junho de 2010

Seja sal!

O sal refinado é protagonista na vida do brasileiro, ele come 100% a mais que o necessário. Isso mesmo, o recomendado é 6g por dia (parece que no mundo já mudou para 5 e o Brasil deve mudar a recomendação também) e o brasileiro manda ver em 12g de sal por dia, um veneno para pressão arterial. Mas vai comer a comida sem sal de tudo, é muito ruim. Aliás, é importante ingerir sim uma determinada quantidade de sal por dia, que é um pouco menos do que os 5g recomendados. Eu tenho uma teoria amadora que o sal na comida não tinha o objetivo de dar gosto, mas como ele tinha uma outra finalidade na era pré-geladeira e pré-congeladores acabamos nos acostumando a comer tudo com sal. Em tempos muito remotos e nas comunidades primitivas o sal era o principal e talvez único meio de conservar a carne e outros alimentos por mais tempo. Esqueça uma boa peça de carne fora de um ambiente devidamente refrigerado por cerca de 24 horas e veja bem o que acontece, em três dias e eu prefiro não comentar o que pode acontecer com seu estômago, é nojento....

A principal função do sal era conservar o alimento, ou seja, fazer com que ele não apodrecesse tomado por bactérias e outros seres vivos responsáveis pela decomposição de um organismo morto. Todos sabiam que ao salgar uma carne até secar ela duraria mais tempo sem perder, a carne de sol é um bom exemplo deste processo, já reparou que nos açougues ela não fica no refrigerador? Foi no início do sermão da montanha que Jesus utilizou o sal como exemplo, mais precisamente assim que proferiu as tão famosas bem aventuranças. Na verdade Jesus nos comparou ao sal e nos indicou onde deveríamos salgar. Creio eu que foi pensando no função de conservação do sal que o Mestre disse:

"Vós sois o sal da terra"   Mt 5:13a 

Isso mesmo, sal da Terra, aquele que conserva a Terra. O processo de conservação do sal é bem simples, onde há sal, não há lugar para seres decompositores, explicando a grosso modo claro. Então vem a pergunta que acredito que já foi feita enquanto lê esse texto: - Como conservar a Terra? - Resposta simples: -Não dando lugar aos princípios decompositores deste mundo. A posição no discurso de Jesus para essas palavras é estratégica, Ele tinha acabado de fazer uma inversão no padrão mundano de valores. Felizes são os humildes e não os orgulhosos, felizes são aqueles que choram e não os que riem, felizes os mansos, misericordiósos... (Mt 5:1 ao 12) Para cada bem aventurança que Jesus fala existe um contraponto que é exatamente o padrão distorcido daquilo que domina o homem: orgulho, soberba, guerras, injustiças... quando colocamos assim, preto no branco, é normal pensarmos que nem todo mundo se entrega aos sentimentos contrários aos que Jesus começa ensinando, mas não é bem assim. 

Analise pessoas de sucesso ao seu redor, não aqueles que estão mundialmente famosos, mas aquele que senta em uma cadeira acima da sua na empresa em que trabalha, ou dê uma olhada para a aluno que se destaca dentre os outros adolescentes, não os do filme, os da escola onde você estuda ou estudou. Sem muito procurar provavelmente será encontrado nele uma característica que vai de encontro aquelas que Jesus citou como sendo o que faz uma pessoa bem aventurada. Se foi fácil encontrar nele, talvez não seja difícil encontrar em você. Para ser sal da Terra encontre dentro de você esses princípios distorcidos que o mundo colocou, tire e coloque aqueles que Jesus ensinou. Quando isso acontecer você começará a conservar este mundo daquilo que o decompõem.


3 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhoso texto, que possamos ser sal no mundo e luz entre as trevas, que possamos fazer a diferençaaa ! Bjus Fique com Deus. =D

Anônimo disse...

Este texto foi um dos melhores do melhores que você tem publicado. Que Deus lhe abençoe e que sejamos sal e muito generosos.

Abs,

180°s disse...

Leco,

Bíblico e lindo, adorei!

Abs,
CH