segunda-feira, 28 de junho de 2010

Seja luz!

"Vocês são a luz do mundo" Mt 5: 14

Não gosto de lugares escuros! Luz apagada para mim só para dormir ou assistir um bom filme, fora isso bom mesmo é com luzes bem acesas e lugares claros. A primeira coisa que Deus criou foi a luz, antes mesmo de criar as estrelas, e Deus viu que a luz era boa e fez uma separação, separou o que era claro do que era escuro. Desde então as cosias que acontecem sob a luz são consideradas honestas e sinceras. Expressões como: Vamos analisar sob a luz da palavra de Deus"ou "vamos andar há luz da Bíblia" dentre outras são muito usada entre aqueles que falam evangeliques fluente. Tal é a importância da luz que Jesus ao nos falar para sermos sal emendou na seqüencia que deveríamos também ser luz. Luz deste mundo, o mesmo mundo que Ele amou de forma indescritível, sem palavras. Ele amou este mundo de uma tal maneira e nos falou para sermos, então, luz.

O mundo vive, ou morre, no maligno.(1 jo 5:19) As coisas do mal são representadas, na Bíblia, como sendo escuridão ou trevas. Se ser sal significa mudar princípios de vida que antes eram errados para aqueles que agora são bíblicos e verdadeiros ser luz é mostrar ao mundo as boas obras que Deus faz através de nós para que o nome Dele seja glorificado.

"Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".
                                         Mt 5:16

Quero exemplificar com algo que me aconteceu. Em uma aula muito divertida de física, na qual eu era o professor, ensinei aos alunos alguns passos para melhor resolver um problema de física, com o intuito de tornar aquele assunto chato em algo divertido fiz um paralelo sobre como resolver as questões com como era feita a corte de uma moça antigamente. Toda a questão da aproximação, conhecer melhor, conversar para ter um pouco de intimidade e finalmente conhecer os pais da moça para então se estabelecer um relacionamento, que era pautado principalmente no respeito. Eu explicava que o beijo aconteceria muito tempo depois do primeiro encontro, ao contrario do "ficar" que eles estão tão acostumados. Ensinei que um problema deve ser lido diversas vezes, que não se vai direto buscar a resposta e resolvi um exercício mostrando o passo a passo que eu acabara de ensinar e aula seguiu normalmente.

Qual não foi a minha surpresa quando vários alunos e alunas de várias turmas vieram me procurar dizendo que finalmente tinham entendido como resolver um problema e, principalmente, abriram o coração. Algumas alunas falaram que realmente falta respeito, que os meninos as tratam com palavras de baixo calão e muitas vezes elas acreditam não existir homem que presta. E surpreendente também foram os meninos falarem que já não aguentavam mais as meninas "pra frente" que conheciam, que apenas tratavam elas como elas queriam, sem respeito. E foi unânime o fato de eles queriam que realmente ainda existissem aqueles valores que eu citei na aula. Pude conversar e falar mais algumas coisas com os alunos e abri um canal de comunicação com eles que jamais imaginei que teria. 

O mundo está em trevas e quando vem a luz sobre essa escuridão todos a querem, ninguém quer andar por um caminho que não sabe onde vai levar, mas precisamos ser a candeia que ilumina este caminho. Eu achei que os alunos iam me chamar de ultrapassado, brega, antiquado e outras coisas que prefiro não escrever. Foi justamente ao contrario, eles quiseram a luz que vinha através dos princípios de respeito ao próximo e a si mesmo. Pelas minhas limitações não teria dado aquela aula daquela forma, mas Deus mostrou sua luz no local onde eu fui colocado por Ele, naquela sala de aula. Seja luz onde você estiver, foi Deus que o pôs ali para mostrar um caminho claro de vida, e vida em abundância. 




Nenhum comentário: