quarta-feira, 9 de junho de 2010

As aves voam juntas!

- Vamos ver passarinho? - Essa frase tem um poder enorme sobre a minha filha. Basta olhar pra ela e falar alegremente que ela irá esticar os braços em sua direção e olhar para cima em busca das aves, serve até urubu que ela fica feliz. Enquanto tiver passarinho passando nada mais tira os olhinhos dela do céu, nem o bom e velho "puti, puti, puti " é capaz de desconcentra-la na sua tarefa preferida, ver passarinhos. Outro dia estávamos na porta de casa vendo passarinhos quando passou um bando  de forma rasante sobre nossas cabeças, minha filha foi ao delírio, acho que foi a primeira vez que ela viu um bando com tantas aves juntas e também em sua clássica formação em 'V'. E para a alegria máxima permitida pelo momento, em seguida passou um outro grupo de aves ainda mais baixo e bem maior, nem as bonecas conseguem reter a atenção dela daquela forma.

Enquanto olhávamos atentamente aquelas aves passando comecei a meditar acerca da forma peculiar como elas migram de lugar a outro de forma tão eficiente, pois a formação que as aves utilizam faz com que o bando inteiro canse menos e voe mais rápido. Animais esplêndidos, lançam-se ao ar sem medo de cair, confiantes que suas asas irão lhe dar o sustento para o vôo. A unidade do bando é de admirável beleza e já foi objeto de estudos complexos. Tamanha unidade me remete a uma outra unidade de um grupo que viveu a muito tempo atrás e que o poder que eles tinham juntos era tão grande e de tamanha unidade que alçaram um voo de dimensões inimagináveis até para aquele pequeno grupo.

"Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus. Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. "
                                                                                             At 4:31 e 32


Tremendo o poder que a igreja tinha através da unidade, a expressão "era um só o coração e a alma" é a explicação do poder que os primeiros Cristãos tinham para crescer, se fortalecer e permanecer na fé. Como aves que atravessam o mundo de hemisfério a hemisfério, aqueles homens e mulheres que oraram e se fizeram cheios do Espírito Santo, ao ponto de o lugar em que estavam tremer, iniciaram o evangelho de Jesus que  atravessou séculos e chegou até nós, dois mil anos depois. Voando juntos, como aves, cada um em sua posição que faz com que o bando inteiro chegue mais alto e mais longe, o amor de Cristo pode alcançar os confins da terra. Oração e um só coração, esse é o segredo dos homens que entregaram tudo por amor de Cristo alcançando milhares de gerações ao longo da história.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Leco, muito bom o texto, que maravilhia seria se a Igreja de hoje tivesse o mesmo sentido, direção e fé da Igreja primitiva conforme o texo de atos. Infelizmente a realidade para muitos é outra coisa.

Um abraço, continue escreve.

Waldir

Anônimo disse...

Muitooo bom este textoo,

Abraço! =D