quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Falar é fácil!

Conta a tradição familiar que minha vozinha não falava mal nem do capeta. "Ele é persistente" - Dizia ela com sua voz rouca a alguns netos que tentavam provocá-la a falar mal pelo menos dele. E nós, como seres humanos altamente normais tendemos a apontar primeiro as falhas. É muito mais fácil lembrar de alguém por alguma coisa que denigra a imagem dele, por exemplo um gordinho de olhos verdes sempre será chamado de aquele gordinho e nunca de o menino de olhos verdes. Alto de mais, baixo de mais, magro de mais, gordo de mais... enfim, sempre lembramos primeiro dos defeitos. Grande personagens da história são lembrados muitas vezes por uma única errata cometida em anos de uma jornada de acerto. Claro que o oposto também vale, lembrar de uma carreira inteira por um único feito acontece nas melhores famílias. Um bom exemplo é o do rei Davi: Queremos admirar o grande herói e guerreiro que enfrentou o Gigante desaforado e sem noção Golias ou apontamos duras palavras ao vacilão que tinha tudo na mão mas preferiu adulterar e matar covardemente um aliado. 

E Moisés que conduziu pacientemente o povo por longos quarenta anos pelo deserto mas sempre com a ressalva que Deus mandou ele falar a pedra e naquele momento ele feriu a pedra e por isso não pode entrar na terra que mana leite e mel. Em geral  gostamos e admiramos o super herói invencível ou queremos ver o sangue daqueles homens malvados. Esquecemos, porém, que estamos falando de seres humanos como qualquer outro. Você por exemplo. Davi, Moisés e os demais personagens que marcaram a história do povo de Deus e depois os mártires da igreja de Cristo eram gente. Isso mesmo, todos com virtudes e defeitos. Paulo que é admirado por todos em todas as igrejas sempre se colocou como o pior dos pecadores e o menor entre os menores. Todos aqueles que hoje são heróis da fé, foram em seu tempo pessoas normais servindo a um Deus sobrenatural.

Com este pensamento em mente tento muitas vezes me colocar no lugar do profeta mais criticado da Bíblia, Jonas. - Como assim ele fugiu do chamado de Deus? - Vamos combinar que é um absurdo Deus dar uma ordem e ele literalmente fugir. Colocar toda uma embarcação em risco por uma desobediência é realmente inadmissível.  Esse pensamento é praticamente unânime e quem ler a história vai concordar que Jonas realmente fugiu e isso foi muito mal. Esquecemos que Jonas era uma pessoa normal e que foi designado para profetizar em um lugar onde a probabilidade dele morrer profetizando era muito grande, uma vez que ele ia pregar no pior lugar para se falar de Deus.Ainda mais a mensagem que foi dada:

Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Jn 1:2

Ele foi clamar contra um povo assassino, pervertido e malicioso anunciando destruição. E o pior, Jonas foi levado a profetizar fora do meio do povo de Deus. A missão dele era muito difícil e como homem ele não queria ir. E depois que todas as coisas foram profetizadas o povo se arrependeu e Deus não fez o mal que fora clamado pelo profeta. Naquele momento o sentimento de Jonas era bem parecido com o de qualquer um de nós. Queria ver o sangue daquele povo ruim e sentiu como se não houvesse justiça. Sim havia justiça, mas superabundou a misericórdia de Deus naquele lugar. 

Jonas é, pra mim, o mais humano dos profetas, com todos os erros que cometeu em sua jornada ainda assim eu gosto de me lembrar que ele falou o que Deus mandou e foi instrumento para salvar toda uma cidade da ira do Senhor. O que me leva a pensar se eu nuca fiz igualzinho e me calei diante do ímpeto da vontade do Espírito Santo de falar do amor de Jesus para alguém.  É muito fácil falar dos erros do profeta, quero ver é estar na pele dele. 
         

Nenhum comentário: