quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Jó, o cara!

Paciência de Jó! Quem nunca ouviu essa expressão antes? A história dele também é bem conhecida e em um breve resumo pode se dizer que Deus permitiu que satanás fizesse o que bem entendesse com Jó e seus familiares poupando-lhe apenas a vida. Naturalmente o inimigo destruiu tudo o que ele tinha e o deu uma doença terrível, seus amigos vieram apontar-lhe o dedo na cara acusando-o de ser um pecador e por isso estava passando por aquilo tudo. Após discursos cruéis contra Jó Deus vem em meio a trovões e relâmpagos e se mostra ao servo. Uma das palavras mais bonitas do livro é que em tudo isso Jó não pecou contra Deus. Jó ora pelos amigos sábios  Deus lhe restitui tudo o que tinha em dobro, incluindo novos filhos e três filhas das quais eu tenho a impressão que minha esposa é uma delas "E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó" Jó 42:15a. 

Como resumo acho que está bom, no mais você pode ler o livro de Jó que é uma poesia muito bonita. Quero ressaltar na verdade algumas coisas em Jó que falam ao meu coração e que por incrível que pareça a paciência não é uma delas no momento, até porque ele perdeu a paciência no capítulo 3, quando amaldiçoa o dia em que nasceu. Logo no primeiro capítulo do livro Deus fala algo sobre seu servo Jó:

"Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal". 
                                                                                                                              Jó 1:8

Irrepreensível e integro. Quando alguém é considerado por um chefe, superior ou pessoa de renome irrepreensível e integro já é motivo de admiração, pois infelizmente vivemos em uma sociedade em que essas são característica bem raras, agora quando Deus é que dá essa referencia a pessoa se torna então um grande exemplo. Veja bem, não foi qualquer mortal que encontrou em Jó qualidades, foi o próprio Deus quem o fez. É muito bom ser reconhecido por alguém, principalmente quando é alguém importante ou de referencia para nós, assim como uma criança chama o pai para ver ele andar de bicicleta ou mostrar um belo desenho feito na aula da pré-escola, afim de ser reconhecido e aplaudido pelo pai, é bom demais ser reconhecido por Deus, que é nosso Pai. Que belo exemplo o de Jó, de conduta tão reta que nem Deus não o repreendia em nada. Jó também era integro, inteiro diante de Deus. Jesus nos deu o seu tudo, a sua própria vida afim de sermos Dele de forma inteira, completa.

Poderia parar por aqui e refletir dias sobre essas qualidades mas Deus ainda tinha mais duas coisas para falar sobre seu servo. Ele era um homem que temia a Deus. Alguém que conhecia o poder de Deus e tinha grande reverencia. Ele sabia quem era o Deus que ele servia e não desprezava  Sua grande autoridade sobre todas as coisas. Como conseqüência do temor Jó se afastava de todo mal, de tudo o que desagradava a Deus Jó não se misturava com nada, não tinha parte com qualquer coisa que pudesse afastá-lo de Deus. O curriculum de Jó tinha como referencia pessoal o Senhor. Irrepreensível, integro, temente a Deus e que se afastava de todo mal. 

E diante da mais dura provação que alguém pode passar Ele não pecou contra Deus, e após meses de sofrimente, vergonha e humilhação ele tem um encontro com Deus e pode dizer algo que poucos, talvez, possam dizer também. 

"Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem." Jó 42:5

Deus escolheu provar o coração de Jó, não para que Satanás fosse envergonhado, mas para que o seu servo fiel se tornasse mais intimo ainda Dele. Não foi fácil passar por tudo o que Jó passou, mas ele perseverou em servir ao Senhor e pode ser tão íntimo de Deus ao ponto de declarar que O via com seus próprios olhos.Era ou não era o cara?

Nenhum comentário: