quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Haiti!


Relutei, relutei e relutei....mas vou comentar sobre o Haiti. Relutei primeiro porque era algo que estava na mídia e seria meio que “ ah, mais um post sobre o terremoto” , relutei por não saber exatamente o que falar diante de tamanha destruição. Relutei porque o sofrimento dos Haitianos me fazia sofrer. Sim, ver uma nação devastada pela fome, miséria corrupção e idolatria é algo que me traz inquietação, angustia e dor. Um dia fiz uma oração muito “perigosa”, pedi a Deus para sentir pelas pessoas o mesmo que Ele, desde então ver alguém se perder em pecado dói muito, assim como ver alguém confessar Jesus me faz chorar de alegria.

Estudei um pouco sobre a história, a geografia, a política e a religião do Haiti, um país lindo com praias mais bonitas que a do nosso paradisíaco Nordeste ( Já estive na Republica Dominicana, na mesma ilha). Colonizado por franceses com mão de obra escrava africana, fizeram guerra para se livrar do domínio europeu, acredita-se que fizeram um pacto com Satanás para conseguirem tal feito. Quase noventa por cento da população é seguidora de uma religião chamada “ Vodu Haitiano” , um sincretismo entre Catolicismo e Religiões africanas, parecido com as religiões afro-brasileiras. Alguns poucos católicos e uma minoria de evangélicos, sendo praticamente insignificante a contagem deste ultimo.

O que acontece com um povo onde 89% da sua população servem a deuses estranhos e não ao Senhor?

Quem entregou Jacó por despojo e Israel, aos roubadores? Acaso, não foi o SENHOR, aquele contra quem pecaram e nos caminhos do qual não queriam andar, não dando ouvidos à sua lei? Pelo que derramou sobre eles o furor da sua ira e a violência da guerra; isto lhes ateou fogo ao redor, contudo, não o entenderam; e os queimou, mas não fizeram caso.
Is 42: 24 e 25


O Haiti foi devastado financeiramente pelos seus governantes nas ultimas 40 décadas, foi tomado por uma guerra para se livrarem dos seus dominantes, e agora devastado por uma terrível catástrofe natural. Acaso o povo não pecou contra o Senhor? Recusaram-se a andar nos caminhos Dele? A natureza geme por causa do pecado do homem.

“e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti”
Gn 3 : 17


Por causa do pecado do homem a terra é maldita. O grande terremoto no Haiti foi, pra mim, uma colheita de um povo idolatra que se recusa a andar nos caminhos do Senhor. Não existe um culpado. Uma gente que se entregou a idolatria, a deuses estranhos, aos quais Jesus nos alertou sobre o propósito deles de matar, roubar e destruir. Não culpo aquele povo pelo que lhes aconteceu, sofro por eles. Eles não conhecem o Salvador.

Mas sobre aqueles que crêem em Jesus existe uma responsabilidade, anunciar aquele povo o que Deus fez por amor deles, entregando seu único filho para que eles não morram. A magnitude da tragédia mostrou ao mundo a existência de uma nação abandonada por todos, até mesmo pelo povo de Deus.  É hora de levarmos as boas novas aqueles que sobreviveram, e vermos a mudança que Deus pode fazer sobre aquele povo.

“se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”
II Cr 7:14




P.S. Um bom exemplo do que Deus faz em uma nação que volta para Jesus


           http://www.youtube.com/watch?v=qqCGAMb4krY&feature=related


Nenhum comentário: