terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A camisa da promessa!

O Ano é 1992, dia 19 de julho, uma tarde de bastante sol. Flamengo e Botafogo decidem a final do campeonato brasileiro daquele ano. Eu e meu pai assistimos ao primeiro jogo na casa do vizinho e estávamos agora animados, um empate resolveria o título a favor do Mengão. Dois a dois e muita festa, o Flamengo era pentacampeão Brasileiro. Eu tinha acabado de fazer 9 anos, muita festa, comprei pôsteres, revista e tudo o que saiu sobre o título na época e naturalmente fiz um pedido pro meu pai: Uma camisa oficial do Flamengo.

Meu pai não pode me dar naquele ano por motivos diversos, mas junto com as explicações dos motivos veio uma promessa: “A próxima vez que o Flamengo for campeão Brasileiro eu te dou uma camisa oficial”. Desde então todos os anos quando começava o Brasileirão eu falava pra mim mesmo que esse ano eu iria ganhar uma camisa oficial caso o time se sagrasse campeão brasileiro. Frase repetida 17 vezes. Agora o ano é 2009, a tarde é de muita chuva, e estou sem a companhia do meu pai, mas com 74 juvenis em um retiro da Igreja.  Muita coisa mudou de lá pra cá, sou casado, pai de uma linda menina, moro em Goiânia, meu pai já é Vovô e está esperando a segunda netinha. Não assisti ao jogo, preferir estar com os juvenis lá da igreja.

O Flamengo Ganhou do Grêmio e somou os pontos para o Hexacampeonato. Liguei pro meu pai, celebramos o titulo por telefone e uma semana depois eu fui em Brasília, celebramos um natal antecipado e no outro dia de manhã eu falei pro meu pai que ele tinha feito uma promessa. Fomos a loja do Mengão e ganhei, finalmente, a minha primeira camisa oficial do time que sempre torci. A primeira lição importante desta história, nunca prometa nada para um menino de 9 anos de idade.

No sermão da montanha Jesus fala uma coisa interessante sobre o que um pai da a seus filhos.  

Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?
                                                                                                                                    Mt 7:11

É verdade, um pai sabe dar o que é bom ao filho, mas principalmente, cumpre suas promessas. Deus tem mais de 7000 promessas para nós, dentre elas, a vida eterna em Cristo Jesus e a esperança de que Ele vai voltar para nos buscar. O meu pai aqui na terra cumpriu sua palavra 17 anos depois. Quanto mais o meu Pai que está nos céus, Ele vai cumprir todas as promessas para minha e para sua vida. Espere confiante, assim como eu repeti 17 vezes a frase que me lembrava da promessa, não esqueça da promessa. Aquele que prometeu é fiel pra cumprir. 

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Leco,

Gostei de ter relembrado uma parte tão importante da nossa vida.

Certamente as promessas eternas de nosso Pai Celestial serão cumpridas.

Abs,

Waldir

Unknown disse...

Leco,
Apesar de, até agora, estar caladinha, quero dizer que venho lendo o que escreve e tenho achado o máximo! Por favor, continue.
Essa aí da camisa veio no momento que estou precisando.
grande beijo da prima,
Vivi