sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mandela!


Ontem, dia 11 de Fevereiro de 2010, completaram 20 anos da liberdade do maior símbolo vivo na luta contra a segregação racial Nelson Mandela. Nascido em 1918 foi um grande estrategista que nas décadas de 40 e 50, se levantou como um dos líderes na luta contra a opressão racial que acontecia contra os negros na África do Sul, a famosa política do Aparthaid. Quando a policia matou, em 1960 mais de 60 manifestantes pacifistas negros Nelson passou a líder um grupo de guerrilheiros e utilizar força bélica para continuar lutando (agora literalmente) contra a discriminação. Em 1962 foi capturado e preso e após dois anos encarcerado foi condenado a prisão perpetua.  Foram 28 anos preso e então foi liberto pelo presidente da África do Sul em 1990, em 1994 foi eleito presidente do país. Vários prêmios por lutar pela paz, incluindo um “Nobel da Paz”, esse é Nelson Mandela.

Lutou por um ideal, sofreu, foi preso e depois ovacionado mundialmente como grande líder na luta contra o racismo. Em uma de suas frases mais famosas ele nos mostra como estava disposto a sacrificar tudo por um ideal- “É um ideal pelo qual eu estou preparado para morrer”- foi a frase dele ao final de um discurso sobre democracia em 64. Admirável e inspiradora a postura dele, morreria por um mundo onde brancos e negros seriam iguais diante de todos. Pare e releia de novo o texto acima, ele estava disposto a morrer por um mundo ideal.

Ele usou força armada, matou gente também, foi preso como um guerrilheiro assassino e ganhou até premio por lutar pela paz, tudo isso por que ele tinha um ideal. E você morreria por o que? Está disposto a passar quase 30 anos enjaulado por algum motivo específico? Na história pessoas marcam por serem idealistas e não abrirem mão do que acreditam ser o certo a ser feito. Pessoas passam a vida procurando um motivo para viver, existem homens que marcaram o mundo por que encontraram uma razão para morrer.

Paulo tinha uma razão importante pela qual estava disposto a morrer, também foi preso e sofreu diversas vezes. A diferença crucial entre Paulo e Mandela é que Paulo lutava não por igualdade racial, mas para que todos alcançassem a vida eterna em Jesus, e por isso mesmo ele não só estava preparado para morrer como o fez, mataram Paulo por amor de Cristo. E Paulo sofria não só por causa de Jesus:

Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.
                                                                                                                                              II Tm 2:10

Hoje Nelson Mandela esta vivo e já teve suas honrarias por tudo o que fez aqui mesmo, Paulo morreu sabendo que o que ele tinha feito lhe rendeu frutos na eternidade. Um idealista sofre para que as pessoas tenham uma vida de igualdade e um mundo melhor, um homem de Deus sofre para que encontrem salvação em Jesus e tenham sua honra na eternidade.  

2 comentários:

Unknown disse...

Muito Bom!!!!

Unknown disse...

Interessante a comparação dos textos e intrigante a pergunta a nos fazer, Leandro... morrer pelo que? Abração da Lá.