terça-feira, 18 de maio de 2010

O Filho e o Pai

No dia em que fui conversar com o meus pais sobre a minha decisão de casar me preparei para responder a pergunta que certamente eles fariam: - Filho, por que você quer casar? - Eu tinha certeza que iria ter que responder esta pergunta, afinal eu sou o filho mais novo, um dos meus irmão ainda não estava casado, e tinha pouco tempo de namoro. Então eu me organizei mentalmente para responder de forma cadenciada e suave já que grande parte das reclamações que eu ouvia era pela minha forma direta de responder as perguntas feitas, as vezes até magoava as pessoas pelo tom de voz curto e grosso. Neste processo mental eu me lembrei do que vi durante toda a minha vida em casa, meu pai apaixonada pela minha mãe durante mais de 25 anos de casado. Algumas vezes pareciam declarações de amor de adolescentes mas na maioria das vezes a frase dita era- Sua mãe é minha sabia? Não me lembro de ver uma briga, uma ofensa... O que eu vi em todos os anos de bom filho foi que a vida de casado era muito boa. Foi o que eu falei pra ele em resposta a esta pergunta naquele dia, o que deixou ele sem resposta, naquele dia marquei o noivado.

No pouco tempo que tenho de casado, quase quatro anos, tenho trabalhado com os pré-adolescentes da igreja, a eles sempre falam que acham muito bonito a forma com que eu trato a minha esposa, e eu sempre falo que eu vi meu pai fazer a vida inteira. Uma criança aprende observando o que está ao seu redor, muito mais que palavras, as atitudes gritam bem alto na formação do caráter, dos gostos e das atitudes tomadas, quando acabar o tempo de meninice  e vier a vida adulta vai surgir o reflexo daquilo que foi aprendido quando criança. Jesus aprendeu vendo o Pai fazer, sabendo que Deus trabalha no sábado, ele trabalhou também, sabendo que Deus ama, amou, sabendo que Deus não mediu esforços para salvar a sua criatura, ele também não mediu esforços para salvar o mundo.

Quando questionado por que Ele curou no sábado respondeu prontamente " meu Pai trabalha e eu trabalho com Ele". Jesus veio para resplandecer a glória do Pai, tudo o que ele fez, fez para glória de Deus, e tamanha era a intimidade do Filho com o Pai, que os judeus queriam matá-lo por chamar Jeová de Aba, algo do tipo "paizinho". Como é bom saber que o sacrifício de Jesus por nós mostra o grande amor de Deus Pai. Aquele que nos amou primeiro, antes mesmo de existirmos, um amor que deveria ser visto por todos, e representado dentro dos lares como amor de um pai. Eu fui entender esse negocio de amar antes mesmo de ver quando minha esposa estava grávida, e eu me apaixonei por alguém que nunca tinha visto, ouvido ou tocado e agora eu tento me lembrar do que eu vi em casa, para que minha filha veja também.

O que Jesus fez na Terra revela o Pai, e tudo que Cristo fez, fez porque viu Deus fazer.

"Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz."
                                                                                                                       Jo 5:19

O incompreensível amor de Deus foi explicado a nós através da cruz de Cristo, um amor que é tão grande que se sacrifica por aqueles que não o merecem. O Filho viu o Pai fazer, e fez também.

2 comentários:

Unknown disse...

Fala Caboclo!!! Excelente texto... Um abraço!!!

180°s disse...

Bom mesmo, caboquim!
Arrebentou!

Abs,
Carlos Henrique