sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Padrão!



Pense em um carrão! O carro dos seus sonhos! (sonha alto, por favor....). Agora imagina a casa ideal pra colocar esse carro na garagem. Como seria essa casa? Agora imagina que roupas seriam usadas para sair dessa casa maravilhosa com esse carro tão sonhado para ir a um evento social alto nível. Pensou, bem, analisemos o que foi pensado.
Se você realmente sabe sonhar, seu carro custa mais de 150 mil reais, se a vida já te frustrou de mais e foi perdida essa capacidade seu carro custa então uns 80 mil e as casas são proporcionais a esses preços com certeza, e suas roupas foram compradas na loja mais cara do shopping. O padrão de qualidade nosso pode ser bem alto nesses casos.
Agora imagina o padrão de homem de sucesso, ou mulher de sucesso. Bem aqui fica mais difícil eu deduzir o que será imaginado. Mas nesse caso eu vou brincar diferente. Quem foi a grande personalidade do ano passado? Obama, o presidente negro? Talvez. Mas a grande personalidade de 2005, por exemplo, quem foi?(nada de google, só a memória). Quem foi o grande nome do ano 2000? O grande nome da década de noventa?
Lembrou de alguém? Esse nome pode ser contestado como personalidade por isso ficou na dúvida? Eu entendo, isso aconteceu comigo também. Perguntava-me por que será que não lembramos ou não conseguimos achar um só nome, sempre existe mais de um e em várias áreas. Políticos, cantores, atores... estrelas relâmpago produzidas pela mídia, enfim, uma infinidade de pessoas que se tornam exemplo para toda uma nação, as vezes para um mundo inteiro.
Quando adotamos um padrão de excelência para os nossos bens de consumo o grau de exigência é o mais alto possível. Quando fazemos o mesmo para pessoas acontece exatamente o oposto, nivelamos pelo que pode existir de mais inferior na sociedade. Políticos corruptos, atores que se prostituem, usam drogas, músicos que se envolvem com um submundo tenebroso e ainda sim são julgados dignos de serem homenageados com series de TV e filmes.
Poderia falar mais sobre o padrão dessas pessoas, que é talvez o pior exemplo que temos para a sociedade, mas gostaria de falar sobre alguém que tem selo de qualidade elevado. Lembre-se de uma personalidade que viveu e morreu a 2009 anos atrás. Jesus foi o nome que passou pela sua cabeça. Ele é um homem que representa padrão de amor, conduta, santidade... com certeza uma vida digna de ser seguida. Ele nos deixou ensinamentos profundos sobre todas as áreas da vida, viveu exatamente o que pregava, marcou a história de forma tão significante que contamos os anos a partir de sua existência. E nos advertiu:
“Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste´
Mt 5:48
Ele nos pediu a perfeição, sei que você esta pensando agora que é impossível. Eu também achava, mas não é, por que ele nos orientou a sê-lo. Eu ainda não sou perfeito, sinceramente, não tenho tanta certeza se serei, vou batalhar para alcançar esse objetivo. Foi o que Jesus fez, e ainda faz, ele é perfeito e nos orienta a olharmos para ele como nosso alvo a ser alcançado. Quando estabelecer um padrão para sua vida, que seja Jesus, Se quiser imitar alguém, imite-o. Adote um padrão de santidade firmado no Senhor, e não permita que os espinhos roubem a semente do evangelho na sua vida. Em outras palavras, o nosso grau de exigência de padrão de comportamento deve ser o mais alto possível, deve ser a perfeição, tem que ser Jesus.
“Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” I Pe 1:14 a 16

Nenhum comentário: