quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Por que eu sou crente?


Por que eu sou crente? Não tenho certeza se essa pergunta só eu já me fiz, mas o problema não é fazê-la, mas respondê-la. Entre várias religiões no mundo, crenças, seitas, filosofias e outras eu me tornei cristão, e até pouco tempo chamado de protestante. Uma linha do evangelho que tem nomes conhecido como reformadores, e aqui eu posso citar Lutero como o primeiro a literalmente protestar contra os abusos e erros teológicos da igreja católica apostólica romana. Mas seguir os ensinamentos de um homem é o mesmo que seguir os Jedi: foi um homem que criou toda aquela coisa de “que a força esteja com você”.
Tem que existir algo mais profundo em ser cristão. Mas a filosofia por si só já é bem profunda, quando estudada a luz da ciência da pra ir bem longe nos pensamentos filosóficos. A ciência já é algo bem profundo (você precisa ver como acontece o efeito relativístico da massa e da energia, é lindo). Profundidade não deve ser a resposta, talvez experiências sobrenaturais, mas ai eu posso procurar uma das religiões afras brasileiras, vale do amanhecer, todas essas apresentam experiências espirituais em alto grau.
Seguir a um homem, profundidade, experiências sobrenaturais não me foram convincentes. Talvez a paz interior, mas nesse caso entram todas as seitas e religiões de origem oriental. Todos encontram algum tipo de paz interior. Alcançam estados elevados de equilíbrio entre corpo, alma e espírito. Alguma coisa assim. Auto afirmação poderia ser a resposta, mas os livros de autoajuda fazem isso muito bem. Milhares deles são vendidos todos os dias.
Encontrar o amor até que é uma resposta bem próxima daquilo que procuramos, mas minha mãe talvez consiga me amar o suficiente, minha esposa me ama mais que qualquer pessoa possa me amar (também te amo amor). Acontece então que o amor pode ser facilmente suprido por uma pessoa, junto com uma gama de outros sentimentos dos quais somos necessitados. O mundo inteiro esta preso em seus delitos e pecados, buscando em todas essas coisas um meio de voarem livremente.
Então só me resta uma alternativa. Encontrar algo muito mais profundo que qualquer coisa, tão sobrenatural que não pode ser entendido por nenhum homem, que traz uma paz não como o mundo a dá, encontrar alguém que ame tanto que possa ser seguido em todas as suas atitudes Então eu encontrei um versículo que diz:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Jô 3:16
O amor de Deus é indescritível, e Ele fez por mim, naquela cruz, o que ninguém mais seria capaz de fazer, ele me libertou. Por que eu sou crente? Porque conheci a verdade (Jesus) e a verdade me libertou.

E você? Já conhece a verdade?

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi muito interessante de ler. Eu quero citar seu post no meu blog. Pode? E você et uma conta no Twitter?