terça-feira, 23 de março de 2010

Eu me alegrarei!

Quando a figueira floresce, é sinal que tudo vai bem. A figueira anuncia a chegada do verão e o seu fruto em várias civilizações desde a antiguidade serve como em alimento em várias culturas diferentes. Era tão importante para os gregos, por exemplo, que sua exportação era proibida. Os povos africanos utilizavam figo seco como mantimento para a travessia do deserto. O povo de Deus tinha no figo um dos sete alimentos que cresciam na terra prometida, assim como a uva. Servindo junto com o pão e o pescado como base da alimentação do povo era de fundamental importância no sustento do povo de Israel.

O fruto da vinha, o vinho! Pelo fato de representar o sangue de Jesus, por si só, já nos mostra a importância dessa fruta para o povo de Deus.  Mas também com a produção do vinho este entrava na base da economia da nação. Muitos viviam da produção do vinho e uma safra ruim era catastrófico para a economia local. Junto com a figueira e a oliva, a videira era uma árvore de importância fundamental para o povo escolhido de Deus. Por diversas vezes Deus compara Israel com a figueira e a videira., incluindo as citações de Jesus acerca destas árvores.

O que falar então da oliveira? Até hoje o principal óleo vegetal produzido no mundo para alimentação é o azeite. Isso sem contar que era o grande responsável por manter as candeias acesas e utilizado nas cerimônias religiosas como a unção dos sacerdotes, onde o salmista descreve a alegria da união entre os irmãos como o óleo pela barba de Arão. Na parábola das dez virgens cinco perdem a vinda do noivo por não terem azeite, a vida do povo iria ser muito mais difícil sem o produto da oliveira.

Dificuldades nos assolam todos os dias, mas as vezes parece que a casa caiu de vez. Ficamos sem chão mesmo e tudo caminha para um fim desastroso, e na maioria das vezes é o que acontece mesmo. “Há males que vem para o bem” mas a maioria vem para acabar com tudo mesmo. Sim, essas palavras não são animadoras nem um pouco, e torcemos o nariz para este fato simplesmente porque gostaríamos que tudo terminasse como na novela. Mas não é assim e o profeta Habacuque sabia disto e ainda assim orou da seguinte maneira:

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,

Uma grande catástrofe, o fim de uma geração esta descrita neste versículo, sem tudo isso que está descrito, o povo não teria sustento ou trabalho.  Todos morreriam, mas mesmo que isto aconteça...

todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.

Qual a capacidade que um homem tem de se alegrar no Senhor mesmo que tudo, absolutamente tudo, vá por um caminho terrível de desastre? Todavia, apesar disto tudo que tem acontecido, devemos nos alegrar no Senhor. Pois ele é o Deus da minha salvação. Não é uma promessa de que em se alegrando em Deus tudo irá bem ou irá se resolver como gostaríamos, mas um fato: somos alegres porque um dia Ele nos salvou. Rico ou pobre, tudo certo ou tudo errado, vida em momento fácil ou difícil não tem nada que Deus nos dê que seja maior que a salvação. Por isso o profeta nos ensina a nos alegramos mesmo na mais adversa situação.

“O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas.”

Ele é a sua e a minha proteção, nos coloca acima de todas essas coisas. Pode ser que essa safra tenha sido a pior de sua vida. Talvez o momento mais complicado nas diversas áreas que possa ter, mas Deus nos coloca além. Provavelmente não vai acabar como na novela onde tudo acontece dentro do esperado, mas eu garanto, vai dar certo, no final disto tudo você vai descobrir a alegria em meio a tribulação e vai depositar suas esperanças no Senhor. Ainda que a figueira, a videira e a oliveira não me tragam sustento, eu me alegrarei no Senhor.

Nota: Texto base Hb 3:17 a 19

3 comentários:

Unknown disse...

Hoje foi um dia de susto. O Daniel um de meus tres filhos, sofrei uma acidente, quando um caminhão o atingiu em cheio, o carro deu perda total e nele tinha um tal de air bag e freio ABS.

Quanto ele me ligou foi como se o mundo acabasse, tamanha a tristeza em meu coração, mas de repente, alegria, ele estava vivo e bem. Oramos juntos nos alegrando no Senhor certo de que tudo está nas maõs do Deus altíssimo e certamente pela misecordia dele nada aconteceu a ele e sua esposa.

Texto como este nos ver o mundo de maneira diferente e que sabe andar altaneiramente.

Waldir

Unknown disse...

Hoje foi um dia de susto. O Daniel um de meus tres filhos, sofrei uma acidente, quando um caminhão o atingiu em cheio, o carro deu perda total e nele tinha um tal de air bag e freio ABS.

Quanto ele me ligou foi como se o mundo acabasse, tamanha a tristeza em meu coração, mas de repente, alegria, ele estava vivo e bem. Oramos juntos nos alegrando no Senhor certo de que tudo está nas maõs do Deus altíssimo e certamente pela misecordia dele nada aconteceu a ele e sua esposa.

Texto como este nos ver o mundo de maneira diferente e que sabe andar altaneiramente.

Waldir

Alexandre disse...

Leandro. Muito bom o texto. Twittou?