terça-feira, 9 de março de 2010

Mundo superficial!

É difícil encontrar pessoas dispostas a andar ao nosso lado 100% do tempo, na angustia, na alegria, na dor, na festa, no choro e no jubilo. Vivemos um mundo solitário e egoísta. Pessoas não têm tempo de ouvir as outras, ninguém encontra alguém disposto a apenas estar junto. O circulo de amizade é extremamente restrito. Nós encontramos centenas de pessoas todas as semanas, falamos com dezenas delas todos os dias, mas não são amizades, são contatos, relacionamentos de circunstancias. Relacionamento profissional, superficial e sem interesse, mudando o momento muda-se o núcleo principal de pessoas que estão no nosso cotidiano. Meu velho (mas não tão velho) pai sempre dizia que a vida é feita de ciclos, e com eles, os relacionamentos. E é verdade, poucos são os amigos que temos por décadas.

Em momentos de dificuldade poucas pessoas permanecem conosco. Conversado há pouco tempo com um casal de grandes amigos, eles nos confidenciaram que no momento mais difícil da vida deles eu e minha esposa tínhamos sidos os únicos a permanecermos ao lado deles. Na angustia conhecemos os verdadeiros amigos, aqueles que virão a ser irmãos. A superficialidade dos relacionamentos no leva a um comodismo tão grande que nem entendemos o que Paulo quis dizer com:

Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.”
                                                                                                             IITm 2:10

Para que a geração de Paulo alcançasse à glória eterna, Paulo também sofreu. Cristo nos deixou exemplo, morrendo por nós. Não nos envolvemos em problemas que não são nossos, nem gostamos disto. Sofrer por nós mesmo já é algo que evitamos o máximo possível, quem dirá sofrer pelos outros. A frieza no mundo de hoje não nos permite um envolvimento real com as pessoas, o direito a privacidade é tão grande que a barreira entre as pessoas chega a ser intransponível. O caloroso amor pelas vidas tem se esvaecido de tal forma que a frieza da solidão vence. O Mundo é feito de pessoas que não se deixam envolver, o mal do século é a falta de amizade. Muitos estão dispostos a falar o que sofrem, poucos querem saber, simplesmente não se importam.


Vivemos num mundo de negócios, não temos tempo a perder sofrendo com os outros, mas o convite feito por Cristo é para participarmos de seu sofrimento. Temos que levar as pessoas do nosso tempo a Cristo. Temos uma geração para ganhar uma geração. O famoso “Ide” não é apenas para falar da cruz as pessoas, mas torná-las discípulas. Paulo sofreu para que sua geração encontrasse a cruz, agora é nossa vez.  .

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”
                                                                           Mt 28:19(ênfase acrescentada)


E para fazer discípulos, é preciso usar o tempo, permanecer ao lado, se envolver e no momento de maior dor chorar junto. Cristo passou três anos de sua vida ouvindo e ensinado pessoas, usou todo seu tempo respondendo as perguntas que eles tinham, chorou quando duas irmãs perderam seu irmão, convidou seus discípulos a orarem com Ele no Getsêmani, sofreu por nós, e nos convidou a fazer o mesmo pelos outros, devemos aceitar esse convite assim como Paulo aceitou para que pessoas fossem alcançadas pela graça redentora. Não é fácil, mas Jesus nunca falou que seria.

Nenhum comentário: