segunda-feira, 12 de abril de 2010

Silêncio e sons!

Tem uma música do Lulu Santos que é usada por todos os professores de português do ensino médio para ensinar sobe antíteses ou alguma coisa do gênero (acho que nem sempre da certo usar essa música porque eu esqueci o que é) que apresenta em um de seus versos este que é o tema do texto de hoje: Silencio e sons. É uma canção de amor que diz exatamente que não sabe dizer o que sente, não sei por que cargas d´água lembrei deste música hoje e como quase tudo na minha vida passei uma boa parte da manhã refletindo acerca do verso "Somos feitos de silêncio e sons". E também comecei a refletir acerca da estrutura de uma onde sonora e as características que cada uma delas apresenta diferenciando cada um dos sons que conseguimos identificar, de forma natural, pelo menos para mim, continuei refletindo sobre a influência dos barulhos ao nosso redor e obviamente da música que ouvimos. Juntando tudo quis compreender melhor quais são o sons de Deus na minha vida, porque Deus fala comigo eu apenas não sei ouvi-lo, talvez porque minha vida seja mais sons do que silencio, ou quem sabe, mais silencio do que sons?

Elias enfrentou uma multidão de adoradores de deuses estranhos e, sozinho, venceu todos graças ao poder de Deus e logo na seqüência amarelou e fugiu com medo de Jezabel, durante sua fuga desejou a morte( vide o post http://oqfj.blogspot.com/2009/12/medo.html) Enquanto ele estava escondido na caverna teve uma boa conversa com Deus e viu um vento forte, o fogo e um terremoto. Manifestações poderosas da natureza capaz de fazer o homem mais soberbo ver como é pequeno e frágil e fazer o mais covarde dos crédulos perceber quem é o Deus todo poderoso a quem serve. Mas Elias estava procurando o prórpio Deus naquele momento e não encontrou na ventania, nem no fogo e muito menos no terremoto, foi logo após esses eventos que encontrou a suavidade da voz de Deus em um prazeroso silencio.


"Foi-lhe dito: Sai para fora, e põe-te no monte diante de Jeová. Eis que passava Jeová, e um grande e forte vento fendia os montes e esmigalhava as penhas diante dele, porém, Jeová não estava no vento; depois do vento um terremoto, porém, Jeová não estava no terremoto;depois do terremoto um fogo, porém, Jeová não estava no fogo; e depois do fogo uma voz dum suave silêncio."
                                                                                                                         I Re 19:11 e 12


Que experiência maravilhosa teve o profeta Elias, pode ver o poder de Deus e voz suave de seu silêncio. Cada som, cada ruido que ouvimos tem uma característica física que distingue de um outro barulho. Conseguimos distinguir muitas vezes simplesmente pelo timbre de voz de uma pessoas ao telefone e saber quem é e se esta tudo bem. Ondas sonoras regulares geradas por um numero inteiro de harmônicos são mais agradáveis de se ouvir(sentiu falta de prestar atenção nas aulas de física agora heim!) enquanto aquelas ondas que apresentam um número de harmônico racional não inteiro são considerados ruídos desagradáveis, independente da intensidade ou volume deste som. Acredito que é desta forma que Deus tem a voz como um trovão e como o som de muitas águas que são extremamente altos mas apresentam uma harmonia  agradável aos nosso ouvidos. 

Sei que divaguei bastante a respeito do tema, mas é que para falar sobre a voz de Deus é preciso realmente divagar, buscar coisas que vão além do trivial, do natural, pois Deus é Espírito. Então volto a minha reflexão inicial, quais são os sons de Deus em minha vida? Ele tem vários sons para mim:.O som da chuva me acalma e o barulho do trovão me faz temer ao poder de Deus, o canto dos pássaros alegra o dia, as músicas de adoração me elevam até a um nível mais alto de intimidade, a voz de minha esposa me enche de paz e a doce gargalhada da minha filha faz as tribulações do dia irem embora correndo. Deus se revela para mim em todas essas coisas.

Mas existe um momento em que todos esses sons precisam cessar e toda a agitação precisa acalmar. Meu coração precisa calar e minha mente parar de divagar a respeito de todas as coisas, eu preciso me colocar na caverna e ignorar o vento, o fogo e o terremoto porque chegou a hora do dia que quem vai falar é o próprio Deus, com sua voz suave como num silêncio.A agitação do dia, as preocupações deste mundo me impedem de ouvir a voz do Senhor, é quando devo entrar no Santo dos Santos e ficar a sós com Ele. Deus fala com vários sons mas o encontramos no silêncio.
  



Nenhum comentário: