segunda-feira, 19 de abril de 2010

Um otimista incorrigível!

" Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Rm 8:28

Semana passada eu estava em uma livraria, a minha disneilândia, e vi o livro autobiográfico do ator Michael J. Fox "um otimista incorrigível" e pelo título eu já parei para analisar melhor do que se tratava. Foi aí que percebi que era do ator de "de volta para o futuro", então meu interesse aumentou, por ser fã incorrigível (desculpe o trocadilho) da série. O Livro conta os últimos dez anos da luta do ator contra o mal de Parkinson e como o título nos sugere a ótica positiva dele em enfrentar a doença. Infelizmente não foi possível adquirir um exemplar então o livro vai ficar para um próxima oportunidade (fica a sugestão para quem quiser presentear o blogueiro). Minha identificação com o título do livro foi imediata pela característica que sempre me perseguiu, o otimismo. Nâo sei se o Michael, permita-e a intimidade, é cristão mas a forma que ele tem vivido me arremeteu imediatamente ao texto de Romanos 8.

Quando recebemos algo de bom, quando tudo vai bem em nossas vidas, quando estamos na primavera do casamento e no verão da criação dos filhos, no momento em que podemos sentar e descansar sabendo que tudo esta sob controle, lembramos que Deus é fiel, que ele cuida de nós então tudo vai bem e declaramos - Ah, tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus! Mas e quando tudo dá errado? Quando o casamento esta em um momento delicado, os filhos estão doentes ou envolvendo-se com pessoas que sabemos que vão ser péssimas influências, quando o emprego está por um fio e as contas nos lembram o tempo todo que não tem dinheiro na conta para paga-las. Será que nós nos sentamos tranqüilamente e exclamamos alegres o texto de Paulo aos romanos? É difícil mesmo, mas é quando temos uma excelente oportunidade de mostrar a confiança no Senhor.

Este fim de semana eu trabalhei em um encontro que tivemos, onde nos retiramos para uma chácara com um grupo de alguns homens e mulheres que tinham perdido as esperanças e a fé na vida. Cada uma das histórias contadas por eles é digna de compaixão e tristeza. Alguns ainda bem jovens e já sem perspectiva de vida, quando todos estão sonhando com o futuro eles não tinham mais esperança. E junto com um grupo de guerreiros da igreja eu tive o privilégio de ver aqueles irmãos entrarem no ônibus na sexta a noite de cara amarrada e triste pelas duras pancadas da vida e voltarem no domingo com o rosto brilhando pela esperança em um futuro nos caminhos trilhados por Deus. O que era pranto na vida deles agora é riso e graças ao poder do sangue de Jesus aqueles homens e mulheres agora tem um futuro pela frente. Por incrível que pareça tudo na história deles contribui para que se tornassem testemunhos vivos do poder de Deus, eles voltaram a sonhar. Quando vejo O Senhor transformado para sempre a vida de uma pessoa é como se todo o resto perdesse completamente a importância,  importa mesmo é ver Jesus mudando o caminho das pessoas. 

A Bíblia diz que nos últimos dias os velhos sonharão, voltarão a ter esperança em um futuro, porque as duras reviravoltas que cada um sofre na vida, um dia está tudo certo e de repente algo acontece sem aviso prévio e tudo foge completamente ao nosso controle, nos tiram lentamente o poder de sonhar. Mas pelo derramar do Espírito Santo os velhos sonharão. Fico imaginando como é estar bem em um dia e no outro a notícia, por exemplo -você tem Parkinson nunca mais poderá viver normalmente - tarefas que nos eram corriqueiras tornam-se verdadeiras aventuras, ou um grande martírio, se vai ser uma aventura ou um pesadelo vai depender da forma como olhamos para a situação. É mais ou menos aquele negócio do copo meio cheio... É mais ou menos aquele negócio do copo meio vazio... E aí, qual você prefere?

Momentos de dificuldades exigem posturas radicais. É quando a casa cai que temos a grande oportunidade de nos aproximarmos mais de Deus, deu tudo errado na sua vida? Seja um otimista incorrigível, saia da tua casa erga os olhos em direção ao céu e louve ao Senhor porque Ele é Deus e fale em voz audível e de forma pausada para que você possa ouvir: " Todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus" 



3 comentários:

Tania Maria disse...

Viver pela fé implica em crer na soberania do Senhor e na verdade da sua Palavra acima de qualquer coisa. Quando isto faz parte de sua vida, mesmo que você não entenda o porquê dos acontecimentos, você confia, aquieta o coração e espera em Deus, aquele que é soberano.

Leco disse...

Amém Tia Tania

Daniel Borges disse...

Lê, realmente isso é um desafio para nossas vidas. A 3 semanas eu tive um acidente de carro e meu carro deu perda total, a um dia a loja que acabamos de abrir foi roubada deixando muito mais do que um prejuízo financeiro, deixando a falta de esperança no negócio. Mas sabemos que nossos olhos não podem se voltar para a circunstancia, e sim para cristo.
Sou um otimista incorrigível, e que vê na dificuldade a renovação da fé. Eu poderia ter morrido ou machucado no acidente de carro, ou poderia ter sofrido um assalto com prejuízo físico, mas nada disso aconteceu, GRAÇAS A DEUS!