terça-feira, 27 de abril de 2010

Deixo vos a paz!














                                    (Será esta a paz de Jesus?)


A graça e a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ou simplesmente graça e paz! Saudação comum no dialeto evangélico. A graça que salva mediante a fé em Cristo Jesus, mas e a paz? 
Dentre muitas coisas que Jesus ensinou e fez por nós em seus anos andando na Terra eu só me lembro de ver ele deixar-nos uma coisas: a PAZ. Claro que muitas outras coisas, como a vida eterna e o Espírito Santo nos foram dados, mas nenhum deles veio acompanhado da expressão "deixo-vos". Jesus pouco antes de ir para junto do Pai se preocupou em deixar para nós a paz. Poderia ter deixado uma palavra de ânimo, algo do tipo "deixo-vos a força de Deus", ou talvez " deixo-vos a alegria" e porque não " deixo-vos a sabedoria", mas o que ele quis que ficasse aqui para nós foi realmente a paz. Ele sabia da fundamental importância que teria em nossas vidas.

Para cada experiência vivida existe um significado novo para paz. Sempre vou me lembrar da minha mãe falando, que para ela, paz era ter os filhos voltando para casa no fim do dia, ou da noite dependendo da situação já que minha aula na faculdade acabava as 22:30h, hoje eu tenho certeza que paz é diferente para ela já que eu e meus irmãos estamos casados e não voltamos mais para a casa dela. Para muitos paz é ter o controle de toda a situação, alguns têm paz em saber que estão seguros no emprego e em outras situações que existe uma reserva financeira para casas de emergência. Tenho certeza que enquanto lê esses mal digitados caracteres você está pensando em o que lhe traz a paz. Creio que para quem mora no Oriente médio paz é bem diferente que para nós pacíficos brasucas. Assim como era bem diferente para os homens da igreja primitiva.

Os apóstolos saudavam com a paz porque eles viviam momentos de perseguição, suas vidas estavam em risco o tempo todo. Serem vistos por romanos ou fariseus enfurecidos era praticamente uma sentença de morte, açoite de 40 menos um, apedrejamento e prisão na melhor das hipóteses. É, para eles paz era algo complicado. Mas Cristo nos deixou a paz, em tempos de tribulação Ele nos tem dado paz. Independente do seu momento é isso que Cristo tem para o seu coração. Em diversos momentos diferentes, em situações calamitosas, em dias de decisões difícieis, em momentos de mudanças drásticas e caminhos novos para esses momentos Jesus tem uma única palavra:

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."
                                                                                                                     Jo 14:27

Se você voltar no início deste texto do evangelho de João as palavras de Jesus começam exatamente com "não se turbe o vosso coração" e neste ponto ele reafirma para não perturbar o coração pois Ele nos dá a paz. Uma paz diferente da oferecida por este mundo doido em que vivemos, uma paz onde não importa a situação, o momento que vivemos é o que tem menos influência sobre a paz nos nossos corações, ate porque neste mundo nós teremos tribulações. Eu não sei qual é a dificuldade do momento em que você está vivendo mas com certeza em alguma área da sua vida deve existir uma tribulação, uma dificuldade e muitas vezes parece sem solução. Algumas vezes talvez realmente não venha a existir uma resposta certa para tudo o que está acontecendo. O mundo ofereceria a solução dos seus problemas como paz, Jesus oferece a paz mesmo que nada esteja resolvido.




3 comentários:

Anônimo disse...

Texto maravilhoso! aprendo sempre com estes textos, me faz refletir e estar a cada dia mais perto de Deus! Abraço! Graça e Paz!

Marta Borges disse...

Cada dia gosto mais dos seus textos.Que Deus continue te dando palavras nos consolam, nos animam, nos façam rir ou chorar e acima de tudo palavras que nos façam crescer no Senhor.
Tenho buscado no Senhor a Paz que excede todo entendimento...pois neste tempo que estamos vivendo, só o Senhor mesmo para nos encher de Paz.
Bjos te amo!
Sua mãe

Anônimo disse...

É bem verdadeiro isso, a paz que o nosso Senhor Jesus nos dá é algo inexplicável uma vez que ela não depende da situação vivida e sim de uma certeza interior, talvez que fala no nosso espírito, capaz de nos traquilizar em meio as provações. João Ribeiro