segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Medalha de campeão!

Ah... os jogos olímpicos! Nada como a superação do homem em seus próprios limites!

Adoro época de olimpíadas, esse ano de 2008 eu fico acordado até 3 horas da manhã assistindo os jogos, as apresentações e torcendo pelos brasileiros, é lógico. E fico espantado com as coisas que os atletas conseguem fazer, o Phelps, por exemplo, é melhor nadando que andando, vibrei com o ouro do Cielo nos 50m livres, quase chorei quando fiquei sabendo que o Diego Hipólito caiu e fiquei frustrado com as brasileiras no vôlei de praia por terem cruzado antes da hora com aquelas americanas quase imbatíveis (uma hora elas perdem, espero que seja na semi-final contra a Talita e Renata do Brasil), já ia me esquecendo, demos o troco na seleção de Camarões. Claro, tivemos até aqui vários momentos olímpicos fantásticos, uns com brasileiros outros sem eles. Por exemplo, o atleta que abandonou a medalha de bronze vai marcar por um tempo...

O que mais me impressionou até aqui foram duas declarações de dois grandes nadadores: a primeira do brasileiro César Cielo que ao ser questionado sobre o que faria agora falou que iria curtir a família após três anos de reclusão treinando sem fazer mais nada e que iria ver se conseguia namorar, pois não teve tempo pra isso. A outra pessoa foi Phelps, mas agora eu acho que quem falou foi um parente dele, que contou a imprensa que ele tinha uma rotina de dormir, nadar e comer (12 mil cal por dia, diga-se de passagem, quando um mortal precisa em media de 2 mil cal). Isso explica o resultado
deles, uma vida dedicada unicamente ao esporte em busca de um medalha de um metal que já foi mais nobre, mas ainda é muito bonita, e esse ano vem com pedra de Jade. Explica também o choro do que perde, como aquele brasileiro do Judô, que pediu desculpas não ao país, mas aos pais, por não ter conseguido uma medalha, e muitos outro que derramaram lágrimas ao não alcançarem o seu objetivo.

Na carta de Paulo a Timóteo vemos o apóstolo falando que estava tudo bem, pois ele tinha combatido o bom combate e completado a carreira. Interessante ele comparar a vida de um servo de Deus a de um atleta, pois um guerreiro que faz uma boa luta é com certeza um atleta, ele lutou, sofreu, pregou, foi muito feliz por causa da fé e santidade dos irmãos em Cristo como vemos na carta aos felipenses. Teve lutas difíceis, mas ele venceu. Completou a carreira, chegou ao fim da corrida, como a maratonista que parou para ir ao banheiro, voltou, quase desmaiou, mas chegou ao fim da prova. Paulo cruzou a linha da vitória de Cristo, cansado talvez, pois tinha um espinho na carne, mas sabendo que estava completa aquela maratona chamada vida. Nossa preparação como cristão deve ser como a de um atleta que corre por coroa corruptível que a traça e a ferrugem corroem, mas a nossa vitória tem recompensa eterna junto ao Pai.

Guardei a fé!!!! Incrível como Paulo soube exatamente o que valia a pena guardar para sempre, pois as lutas e corridas da nossa vida chegam ao seu final, a gente ouve o gongo e pára, atravessa a linha e acabou a prova, mas a fé deve ser mantida, pois é que nos sustenta como atletas de Cristo (relutei em usar essa expressão mas faltou melhor). Vamos ficar então com algumas perguntas para refletir sobre nós como delegação olímpica dos céus, onde Jesus é o nosso treinador.
*Como um atleta tem um objetivo, eu tenho o meu como cristão?
*Será que eu tenho me preparado para alcançar o objetivo da minha vida como um atleta se prepara para as olimpíadas?
*O chamado de Deus é mais importante que as outras coisas como o esporte é a vida do competidor?
*O que eu estou disposto a sacrificar para alcançar o meu podium espiritual? Os atletas sacrificam tudo...
Fico então com as palavras do homem da vez no país César Cielo:”Eu faria tudo de novo para sentir o que eu estou sentindo agora, eu sou campeão olímpico, valeu a pena!”
Se por uma medalha de ouro que vai arranhar e empoeirar ele acha que valeu a pena, imagina quando chegarmos diante de Deus e ele nos der nossa coroa....VAI VALER A PENA!

“Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”
Felipenses 3:14




Assista: “Desafiando os Gigantes”( Facing the giants)Loque esse filme e assista com os amigos da sua célula, colegas de escola, trabalho.... Conta a historia real de um treinador de futebol americano que só conheceu o fracasso com seus alunos até que resolve entregar tudo em sua vida nas mãos de Deus! Separe lenços para o choro e confetes para a vibração, o filme é emocionante e impactante em nossas vidas!

3 comentários:

180°s disse...

Leleco,

Quando o Guga começou a se destacar no tênis muitas crianças, jovens e adultos correram paras as quadras com raquetes em punho para se dedicarem ao tênis. Isso se repetiu na natação e no hipismo devido ao Gustavo Borges e o Rodrigo Pessoa.

Como cristãos podemos almejar medalhas de ouro estimulados por alguns que ganharam medalhas valiosas como Davi: Medalha de homem segundo o coração de Deus, Noé: Medalha de homem que achou graça perante Deus, Jó: Medalha do homem que recebeu elogio de Deus (Deus o chamou de homem reto, íntegro e que se desviava do mal).

Bíblia em punho + igreja + oração
e rumo ao alvo: JESUS CRISTO!

Pela Cruz,
Carlos Henrique.

Unknown disse...

Leco, muito bom o texto...ontem eu estava falando a uma amiga sobre a passagem de Filipenses que você citou...Peço a Deus para que ele continue a nos abençoar e a nos fortalecer para que possamos seguir sempre rumo ao Alvo que neste caso é Cristo Jesus.
Um abração, Gu

Marta Borges disse...

Filho querido!!!
Só hoje entrei no seu blog, muito legal!!
Ler este texto sobre os "Atletas" me fez lembrar de quando assistíamos juntos os jogos, ficávamos até tarde vendo e comentando. Hoje continuo vendo, um pouco menos, estou fazendo cursos pela internet e tomam tempo.
Mas é muito bom ler o que vc escreveu e vê-lo pregando a Palavra do Senhor, levando as nossas crianças a alcançarem o Maior prêmio que alguém possa sonhar: A Salvação.
Que Deus continue abençoando a vc e a Laís e que suas vidas sejam sempre guiadas pelo Senhor.
Beijos, sua mãe